Pesquisar este blog

MALA VIAJANTE



PROJETO DE LEITURA "MALA VIAJANTE"


Professora Fernanda Almeida
1º Ano "A" Ensino Fundamental
"Um pais é feito de homens e de livros."
 ( Monteiro Lobato)

      OBJETIVO:
O objetivo do Projeto é integrar FAMÍLIA/ESCOLA, uma vez que a criança levará livros na "MALA VIAJANTE" para serem lido por ela e os adultos da sua casa.

     DESENVOLVIMENTO:
Poderá ser qualquer adulto da família, que na maioria das vezes, a própria criança escolhe. Depois a criança terá que fazer o registro da história no CADERNO DE REGISTRO que acompanhará o livro dentro da mala. Cada dia uma criança levará a "MALA" para casa e trará no dia seguinte, foi criada uma mala pra as meninas e uma para os meninos.  O registro será mostrado aos colegas e a história poderá ser lida se houver curiosidade por parte dos coleguinhas, por isso o conteúdo da mala deverá ser trocado toda semana. O fundamental será incentivar o hábito da leitura principalmente no ambiente familiar, onde o contato com a leitura é um pouco menor. O conteúdo da mala será bem diversificado, podendo conter uma revista, um livro de contos de fada, um gibi, um jornal, etc, propiciando assim um contato maior com diferentes tipos de textos.

      JUSTIFICATIVA:
O presente projeto busca desenvolver também a facilidade de se expressar oralmente, ampliar o vocabulário, dar coesão e coerência aos textos. Ele possibilitará o aluno desenvolver habilidade de expressar suas ideias com desembaraço e originalidade, desinibindo-o através da leitura compartilhada com a família e quem sabe criar nos pais o hábito da leitura, pois eles são os primeiros mediadores de leitura que nossos alunos tem.

   OBJETIVO GERAL:
    Despertar no aluno o interesse pela leitura de histórias clássicas, contos e fábulas.


    OBJETIVO ESPECÍFICO:
· Conhecer diversas histórias infantis, contos, fábulas etc
· Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
· Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
· Desenvolver habilidades sociais;
· Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
· Enriquecer e ampliar o vocabulário e a escrita;
· Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
· Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
· Criar atitudes desejáveis resgatando valores e melhores sentimentos;
· Permitir a livre expressão.
· Fazer comparações de histórias modernas e atuais.

       CONCLUSÃO
 A proposta desse projeto consistiu em oferecer oportunidades de leituras variadas aos alunos, a fim de desenvolver suas habilidades de compreensão. Do mesmo modo, objetivou trazer-lhes novos conhecimentos para que tivessem um amplo repertório de conhecimentos para serem utilizados em suas produções escritas futuras. Essa proposta de trabalho exigirá uma parceria familiar, onde todos “Escola/Família/Aluno” estarão  sintonizados. O resultado esperado será de estimular as crianças há identificarem diferentes gêneros textuais, conseguirem distinguir fato de opinião, causa e consequências, relacionam características às personagens, aumentar o interesse pela leitura e estimular suas  família  há estarem mais presente e mais participativa na vida escolar dos filhos.
Com está prática pedagógica desenvolvida fica claro a necessidade de pensar, planejar e discutir na elaboração de atividades que contemplem o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, e a comunicação oral. Além disso, trabalha-se a auto-estima dos alunos, fazendo-os perceberem sua capacidade de superar os desafios propostos, mostrando que são capazes de ultrapassar os seu próprios limites.




Nenhum comentário:

Postar um comentário