Pesquisar este blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Sequência didática: A Matemática no corpo - Pés na areia, contando de dez em dez.

Livro literário do acervo A- 3° ANO - FNDE


Direitos de aprendizagem:
Língua Portuguesa:
-Escrever o próprio nome.
-Reconhecer e nomear as letras do alfabeto.
-Diferenciar letras de números e outros símbolos.
-Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.
-Realizar inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
- Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.
- Saber usar o dicionário, compreendendo sua função e organização.

Matemática:
 -Contar em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc., a partir de qualquer número dado.
- Resolver e elaborar problemas aditivos envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, comparar e completar quantidades, em situações de contexto familiar e utilizando o cálculo mental ou outras estratégias pessoais.
- Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e de possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores em experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças
- Coletar, organizar, classificar, ordenar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados.
História:
- Identificar-se como parte do grupo ESCOLA.

1° dia:

Apresentar o livro
Antecipação à leitura através da capa. 
Localização de informações na capa (título/ autor/ilustrador/ editora)

Desenhar o próprio corpo observando as quantidades de cada órgão e identificar o desenho com o próprio nome. 
Trabalho com identificação de letras, sílabas e partes do nome completo.

 CORPO DE: RHAYANNE, EDUARDO, JOSÉ ÍTALO, DANIEL

 
Ler a história usando o livro

Texto contido no livro: 

Pés na areia: contando de dez em dez

O sol da manhã brilha na praia ainda vazia.

Dez dedos sobem a escada até a cadeira do salva- vidas.

Vinte dedos passam pelas ondas do mar.

Trinta dedos correm pela areia quente.

Quarenta dedos andam pelas docas.

Cinquenta dedos mergulham na água.

Sessenta dedos surfam nas ondas.

Setenta dedos fazem fila no carrinho de sorvete.

Oitenta dedos jogam vôlei na areia.

Noventa dedos se encontram perto de um castelo de areia. 
Cem dedos se esquentam em volta de uma fogueira.

INTERPRETAR A HISTÓRIA:
Onde se passa a história?
Alguém já foi à praia?
Como é esse lugar?
De quem são os 10 dedos?
O que faz um salva vidas na praia?
Em que escada ele subia?
E os vinte dedos?
Quantas pessoas eram?
E os 30? 40? 50? 60? 70? 80? 90? 100?

2° dia:
 Escrever e expor na sala os numerais por extenso




IDENTIFICAR GÊNERO TEXTUAL PRESENTE NO LIVRO
       
        Pesquisar EM DICIONÁRIOS o significado da palavra DOCAS; 
       
       Trabalho com sistema monetário criando situações problema a partir de estimativas de preços DE SORVETES e outros cálculos. 

      1)    Setenta dedos representam quantas pessoas? 
      2)    Estimando que o preço de cada sorvete seja R$6,00 e que cada pessoa comprou 2 sorvetes, quanto o sorveteiro recebeu? 
    3) Se a nossa turma fizesse uma excursão para a praia, com todos os alunos e professora presentes, quantos dedos estariam dentro do ônibus de excursão?  
      4)    Carimbar os pés da turma na areia, usando a mão fechada e pingos para os dedos.
       
 
3° dia:
Vamos reproduzir esta história com a nossa escola? Continue contando como preferir.... Lembre-se: você tem que fazer parte desta história. Deverá imaginar os lugares da escola, as pessoas que podem estar nestes lugares e descrever o que elas estão fazendo descrevendo a quantidade de dedos totais dos pés, como no livro de histórias.

Pés na escola, contando de dez em dez

Começa mais uma tarde na Escola Estadual Doutor José Mendonça.

Dez dedos
Vinte dedos
Trinta
Quarenta
Cinquenta
Sessenta
Setenta
Oitenta
Noventa
Cem
PRODUÇÃO DE TEXTO: 

Ilustrar a produção com a parte em que o autor pertence na história;
Apresentação opcional da história produzida para a turma;
Utilização da Maleta viajante para REGISTRAR A HISTÓRIA, dentro do Projeto: Contando, Recontando e Encantando na Alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário