Pesquisar este blog

PROJETO "CONTANDO, RECONTANDO E ENCANTANDO NA ALFABETIZAÇÃO"






ESCOLA ESTADUAL DOUTOR JOSÉ MENDONÇA
“CAPACITANDO GERAÇÕES NA CERTEZA DE VENCER”

Projeto contando, recontando e encantando na  alfabetização

Elaboração: Professora Raquel Aparecida Rosa- Graduada em pedagogia. Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos – PROEJA.
Regente de turma do 3° ano em 2016
  Justificativa:

A produção escrita é o eixo determinante para a consolidação dos direitos de aprendizagem do ciclo de alfabetização. Por ela perpassam todos os outros. O aluno sistematiza a Compreensão e valorização da Cultura Escrita, põe em prática e aperfeiçoa a Apropriação do Sistema de Escrita, compreende aos poucos a importância e as relações entre a ação de escrever, a  Leitura e o Desenvolvimento da Oralidade.  Está presente ainda em todos os componentes curriculares. A escrita junto à leitura são as bases da educação escolar..
No entanto esta prática é um pouco deixada de lado por professores devido à complexidade da correção coerente das atividades frente a exercícios prontos, mecânicos, de múltipla escolha que otimizam o tempo mas não medem conhecimento. 
Já as produções escritas possibilitam a reflexão por parte do aluno e do professor de como está escrevendo de acordo com convenções gráficas, como entende a escrita alfabética e onde pode melhorar para avançar nas suas aprendizagens.
            Segundo as matrizes curriculares de Minas Gerais, através do Currículo Básico Comum dos anos iniciais, “ao final do Ciclo da Alfabetização, todos os alunos devem ter consolidado as competências referentes à leitura e à escrita necessárias para expressar-se, comunicar-se e participar das práticas sociais letradas, e ter desenvolvido o gosto e apreço pela leitura.”
            Partindo deste princípio, este projeto foi elaborado no intuito de incentivar os alunos a aperfeiçoarem sua escrita através de técnicas e práticas diversas de produção de texto e sistematização através de recursos diferenciados.
           

Público Alvo:
Alunos do 3° ano

Período de execução:  
De abril a Dezembro de 2016

Objetivo geral:
 Produzir frases e pequenos textos com correção ortográfica.

Objetivos específicos (habilidades):
- Reconhecer a utilidade da escrita na vida individual e coletiva.
-Valorizar os diferentes usos e funções da escrita, em diferentes contextos sociais.
- Selecionar e utilizar os diferentes gêneros textuais nas produções de escrita.
- Escrever de acordo com as convenções gráficas adequadas ao gênero e ao suporte.
- Escrever com letra legível.
-Escrever segundo o princípio alfabético e com correção ortográfica.
- Produzir textos com organização temática adequada aos contextos de produção, circulação e recepção.
-Produzir textos escritos como uso adequado da pontuação.
-Conhecer e usar palavra ou expressões que retomam, com coesão, o que já foi escrito (continuidade temática).
- Planejar a escrita de textos considerando o gênero escolhido, o suporte e o contexto de produção.
- Selecionar informações para a produção de um texto, considerando o gênero textual, seus objetivos, suporte e destinatário.
-Definir previamente a organização temática adequada aos contextos de produção, circulação e recepção do texto a ser produzido.
-Conhecer os padrões composicionais dos gêneros e suportes textuais.
-Produzir textos seguindo os padrões de composição do gênero.
- Selecionar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas, na produção de textos diversos.
- Conhecer as regras de concordância nominal e verbal e usá-las de forma adequada
-Identificar, em textos diversos, recursos de estilo ou literários, utilizados pelo autor.
- Utilizar recursos de estilo ou literários, adequados ao gênero e aos objetivos do texto, ao produzir textos.
-Avaliar a adequação do texto aos objetivos, ao destinatário, ao modo e ao contexto de circulação.
-Avaliar a utilização adequada das convenções gráficas.
- Avaliar a coerência textual.
-Avaliar a estrutura composicional e os recursos expressivos.
- Ler com fluência e compreensão.
-Conhecer o gênero textual “resumo”.
-Identificar as características do gênero textual “resumo”.
-Produzir resumos de textos lidos.
-Avaliar a produção do resumo.

Operacionalização:
Confeccionaremos uma mala viajante contendo: um caderno, lápis, borracha, régua, lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tinta guache, cola colorida, apontador, pincel, cola branca (personalizados).
            A cada produção escrita da turma, um texto será selecionado para ser revisado por todos. O autor o transcreverá em cartaz e serão levantadas questões reflexivas   sobre a escrita, alinhamento, convenções, formatações, coerência e coesão com o tema e o gênero textual proposto. Serão feitas correções na lousa e todos registrarão todas as produções nos cadernos. A criança escritora  levará a mala para casa e  passará a limpo o texto acrescentando ao mesmo uma arte.
            As produções serão em todos os componentes curriculares, de acordo com os conteúdos trabalhados.
            Além do material concreto, divulgaremos as produções no blog da escola, como também fotos dos escritores mirins.
 Será produzida uma apresentação em power point durante o processo.

 Recursos humanos e materiais:
Alunos, professora, familiares, mala, caderno, lápis, borracha, régua, lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tinta guache, cola colorida, apontador, pincel, cola branca, computador, câmeras, data-show, papel A3, pen drive, TNT, EVA, 1 DVD virgem por aluno.

Avaliação:
-Processual e contínua, com relatórios incluídos no plano de aula do professor e anexado no caderno de registros.
  
Culminância:
Coquetel literário interativo:
-Convite e recepção das famílias para apresentação do resultado do Projeto
-Exibição em power point das ações desenvolvidas;
-Decorar a sala de aula com temas das produções feitos pelas crianças.
-Cada família contribuirá com o que for servido no coquetel. Apresentação teatral de história escolhida pelas crianças.
-Presentear os alunos com apresentação do power point em DVD. 

 FINALIZANDO O PROJETO 


 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



CULMINÂNCIA DO PROJETO

 
 








Um comentário:

  1. Este blog mostrou a identidade da nossa escola. Como trabalhamos bonito!!!!

    ResponderExcluir