![]() |
ESCOLA
ESTADUAL DOUTOR JOSÉ MENDONÇA
“CAPACITANDO GERAÇÕES NA CERTEZA DE VENCER”
Projeto contando, recontando e
encantando na alfabetização
Elaboração: Professora Raquel
Aparecida Rosa- Graduada em pedagogia. Especialista em Educação Profissional
Integrada à Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos –
PROEJA.
Regente de turma do 3° ano em 2016
Justificativa:
A
produção escrita é o eixo determinante para a consolidação dos direitos de
aprendizagem do ciclo de alfabetização. Por ela perpassam todos os outros. O
aluno sistematiza a Compreensão e
valorização da Cultura Escrita, põe em prática e aperfeiçoa a Apropriação do Sistema de Escrita,
compreende aos poucos a importância e as relações entre a ação de escrever, a Leitura
e o Desenvolvimento da Oralidade. Está presente ainda em todos os componentes
curriculares. A escrita junto à leitura são as bases da educação escolar..
No entanto esta prática é um pouco
deixada de lado por professores devido à complexidade da correção coerente das
atividades frente a exercícios prontos, mecânicos, de múltipla escolha que
otimizam o tempo mas não medem conhecimento.
Já as produções escritas possibilitam
a reflexão por parte do aluno e do professor de como está escrevendo de acordo
com convenções gráficas, como entende a escrita alfabética e onde pode melhorar
para avançar nas suas aprendizagens.
Segundo
as matrizes curriculares de Minas Gerais, através do Currículo Básico Comum dos
anos iniciais, “ao final do Ciclo da Alfabetização, todos os alunos devem ter
consolidado as competências referentes à leitura e à escrita necessárias para
expressar-se, comunicar-se e participar das práticas sociais letradas, e ter
desenvolvido o gosto e apreço pela leitura.”
Partindo
deste princípio, este projeto foi elaborado no intuito de incentivar os alunos
a aperfeiçoarem sua escrita através de técnicas e práticas diversas de produção
de texto e sistematização através de recursos diferenciados.
Público
Alvo:
Alunos do 3° ano
Período
de execução:
De abril
a Dezembro de 2016
Objetivo geral:
Produzir
frases e pequenos textos com correção ortográfica.
Objetivos
específicos (habilidades):
- Reconhecer a utilidade da escrita na vida individual e coletiva.
-Valorizar os diferentes usos e funções da escrita, em diferentes
contextos sociais.
- Selecionar e utilizar os
diferentes gêneros textuais nas produções de escrita.
- Escrever de acordo com as convenções gráficas adequadas ao
gênero e ao suporte.
- Escrever com letra legível.
-Escrever segundo o princípio alfabético e com correção
ortográfica.
- Produzir textos com organização temática adequada aos contextos
de produção, circulação e recepção.
-Produzir textos escritos como uso adequado da pontuação.
-Conhecer e usar palavra ou
expressões que retomam, com coesão, o que já foi escrito (continuidade
temática).
- Planejar a escrita de textos considerando o gênero escolhido, o
suporte e o contexto de produção.
- Selecionar informações para a produção de um texto, considerando
o gênero textual, seus objetivos, suporte e destinatário.
-Definir previamente a organização
temática adequada aos contextos de produção, circulação e recepção do texto a
ser produzido.
-Conhecer os padrões composicionais dos gêneros e suportes
textuais.
-Produzir textos seguindo os
padrões de composição do gênero.
- Selecionar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às
finalidades propostas, na produção de textos diversos.
- Conhecer as regras de
concordância nominal e verbal e usá-las de forma adequada
-Identificar, em textos diversos, recursos de estilo ou
literários, utilizados pelo autor.
- Utilizar recursos de estilo ou
literários, adequados ao gênero e aos objetivos do texto, ao produzir textos.
-Avaliar a adequação do texto aos objetivos, ao destinatário, ao
modo e ao contexto de circulação.
-Avaliar a utilização adequada das convenções gráficas.
- Avaliar a coerência textual.
-Avaliar a estrutura composicional
e os recursos expressivos.
- Ler com fluência e compreensão.
-Conhecer o gênero textual “resumo”.
-Identificar as características do gênero textual “resumo”.
-Produzir resumos de textos lidos.
-Avaliar a produção do resumo.
Operacionalização:
Confeccionaremos uma mala viajante
contendo: um caderno, lápis, borracha, régua, lápis de cor, giz de cera,
canetinhas, tinta guache, cola colorida, apontador, pincel, cola branca
(personalizados).
A
cada produção escrita da turma, um texto será selecionado para ser revisado por
todos. O autor o transcreverá em cartaz e serão levantadas questões
reflexivas sobre a escrita, alinhamento, convenções,
formatações, coerência e coesão com o tema e o gênero textual proposto. Serão
feitas correções na lousa e todos registrarão todas as produções nos cadernos. A
criança escritora levará a mala para
casa e passará a limpo o texto
acrescentando ao mesmo uma arte.
As
produções serão em todos os componentes curriculares, de acordo com os
conteúdos trabalhados.
Além
do material concreto, divulgaremos as produções no blog da escola, como também fotos
dos escritores mirins.
Será produzida uma apresentação em power point
durante o processo.
Recursos
humanos e materiais:
Alunos, professora, familiares,
mala, caderno, lápis, borracha, régua, lápis de cor, giz de cera, canetinhas,
tinta guache, cola colorida, apontador, pincel, cola branca, computador,
câmeras, data-show, papel A3, pen drive, TNT, EVA, 1 DVD virgem por aluno.
Avaliação:
-Processual e contínua, com
relatórios incluídos no plano de aula do professor e anexado no caderno de
registros.
Culminância:
Coquetel
literário interativo:
-Convite e recepção das famílias
para apresentação do resultado do Projeto
-Exibição em power point das ações
desenvolvidas;
-Decorar a sala de aula com temas
das produções feitos pelas crianças.
-Cada família contribuirá com o que
for servido no coquetel. Apresentação teatral de história escolhida pelas
crianças.
Este blog mostrou a identidade da nossa escola. Como trabalhamos bonito!!!!
ResponderExcluir